Aug 20, 2009

Resumo do livro e texto da contra-capa

Para que possam conhecer um pouco mais o que será apresentado na obra, segue o resumo da dissertação e também o texto presente na contra-capa do livro.


Resumo


Esta obra pretende mostrar como a mídia se tornou um lugar de verdade e de poder por intermédio de uma nova forma de se perceber a ficção surgida na pós-modernidade. Hoje, a ficção possui um enorme espaço dentro da cultura social – especialmente por causa dos novos dispositivos tecnológicos, chamados de “mídia”, que permeiam a vida dos indivíduos em quase todos os momentos, tornando-se algo como um quarto âmbito existencial, um bios midiático, como indica Muniz Sodré. A partir do momento em que os fundamentos são colocados em cheque e a própria realidade – segundo Jean Baudrillard – é percebida como um simulacro, a ficção passa a ser considerada algo de mesma substância que o real e, cada vez mais, confunde-se com ele, gerando as suas próprias realidades simuladas. Neste contexto, surge uma nova ficção – uma ficção produtora de verdades – que passa a ser o lugar em que se formam a consciência, as identidades e as relações sociais e de poder. A mídia, por ser quem cria, divulga e edita esta ficção, por ser o lugar no qual esta ficção se aplica fisicamente, também adquire estas características. Ela passa, portanto, a ser este lugar de verdade no mundo pós-moderno e se configura como um meio de grande influência na formação das identidades e das relações de poder.



Texto da contra-capa

Qual seria a posição da ficção em um mundo em que muitos afirmam, com cada vez mais veemência, que o real já não mais existe? Esta é a questão principal desta tese. Num período em que o próprio real é visto como simulacro, a ficção se liberta da obrigatoriedade de representá-lo, torna-se uma produtora de realidade, sendo capaz de influenciar as relações de verdade e poder na sociedade, assim como as construções de identidade e consciência.


Num mundo globalizado e permeado pela tecnologia, esta ficção atua por intermédio da mídia. É justamente através dos produtos midiáticos – de um bios midiático – que esta ficção chega até as pessoas, transformando a mídia em uma arena em que ocorre a luta pela verdade e pelo poder na sociedade.

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